Thomas Edison era um gênio por excelência, mas mesmo os mais espertos do mundo às vezes estragam as coisas. Por volta da virada do século passado, Edison pesquisou e desenvolveu a energia elétrica, especificamente a corrente contínua. Existem dois tipos de eletricidade que usamos hoje: a corrente alternada e a contínua.
Nos Estados Unidos (e no Brasil), a corrente alternada é o padrão, mas nem sempre foi assim. No início dos anos 1900, o debate entre as duas correntes era semelhante ao sistema de vídeo VHS ou Beta da década de 1980. Que tipo venceria? Os cientistas ficaram muito competitivos com esse assunto.
Edison estava ganhando muito dinheiro com suas patentes de corrente contínua, já que era o padrão norte-americano na época. Por isso, quando George Westinghouse e o inventor Nikola Tesla descobriram uma nova forma de eletricidade (a corrente alternada) — que passou a ser mais eficiente e menos cara — a situação
de Edison ficou complicada e ele se sentiu ameaçado.
Em um esforço para desacreditar Westinghouse e Tesla sobre a corrente alternada, Edison fez o que qualquer cientista equilibrado não faria: ele eletrocutou um bando de animais para mostrar que a corrente alternada era mais perigosa do que a contínua. Que é isso Edison?!
Ele começou essas "experiências" de choque em pequenos animais, como cães e gatos, mas quando ele descobriu que o Zoo Luna Park em Coney Island tinha um elefante chamado Topsy que eles estavam planejando aposentar, Edison aproveitou a chance para eletrocutá-lo. Ele, inclusive, gravou a crueldade e você pode ver nas imagens abaixo, um tanto danificadas pelo tempo, mas com clareza suficiente para ver a situação.
Todas essas mortes cruéis de animais acabaram por ser em vão. Por causa de algumas complicações com a corrente contínua, os Estados Unidos adotaram a alternada como o padrão elétrico, apesar dos equivocados esforços de Edison.
Este texto foi copiado na íntegra. Está sem qualquer edição.
http://www.megacurioso.com.br/papo-de-bar/44430-5-pessoas-inteligentes-que-fizeram-coisas-estupidas.htm?utm_source=HomePortal&utm_medium=baixaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário